quinta-feira, 21 de julho de 2011

Chuvas bizarras

Parece algo impossível, mas é verdade. Já aconteceram chuvas extremamente estranhas pelo mundo: chuva de sapos, de cobras, de peixes, de milho e - pasme - até de carne.
Uma das explicações mais aceitas é a de que ventos fortes, como por exemplo os de tempestades, furacões e tornados levem esses animais e objetos para a atmosfera, e após o enfraquecimento do vento, acabem caindo novamente, muitas vezes a quilômetros de distância de onde foram levados. A seguir, uma lista com algumas dessas chuvas bizarras:

Chuva de sapos

Em 1873, a revista Scientific American publicou que a cidade de Kansas - Missouri -, nos Estados Unidos, ficou coberta de sapos que caíram do céu durante uma tempestade.

No ano de 1901, em Minneapolis - Minnesota - Estados Unidos, sapos caíram em tal quantidade que em muitos lugares o tráfego tornou-se impossível.

Em 1981, os moradores de Naphilion - cidade do sul da Grécia - acordaram, pela manhã, com uma chuva de pequenos sapos verdes. Pesando poucos gramas cada um, os sapinhos pousavam nas árvores e saltavam nas ruas. O Instituro Meteorológico da Grécia informou na época que esses sapos tinham sido transportados por ventos fortes, e que pertenciam a uma espécie característica do norte da África.

Em 1995, a revista eletrônica Fortean Times Online publicou que Nellie Starw, de Shjeffield - Inglaterra, estava passeando de carro com a família na Escócia, quando o grupo foi apanhado por uma forte tempestade e, em pouco tempo, o automável estava coberto de sapos.


Chuva de Peixes

Depois de um terremoto, ocorreu uma chuva de peixes em Singapura, em fevereiro de 1861.

1966, Austrália: o padre Leonard Bourne foi atingido por um grande peixe que caiu do céu.

Em 1989, em Ipswich, Austrália, caiu uma chuva com cerca de 800 sardinhas durante um período de falta de energia elétrica.

1956 - Chilatchee, Alabama - Estados Unidos: um casal notou uma mancha negra se formando no céu e subtamente, choveram peixes-gato vivos.


Chuva de carne e sangue

Em 1890 choveu sangue em Messignadi, na Calábria - Itália. Foi levantada na época a hipótese de que tratava-se de sangue de pássaros acidentados em virtude de ventanias. Mas a explicação foi repudiada porque não estava ventando e nenhum pássaro caiu do céu enquanto a população testemunhava a estranha chuva.

Em 1869, na fazenda de J. Hudson, em Los Nietos, Califórnia - Estados Unidos -, ocorreu uma chuva de sangue que durou 3 minutos e cobriu vários acres de terra.

Em agosto de 1841 o American Journal of Science publicou que havia ocorrido uma chuva de sangue, gordura e tecido muscular em uma fazenda de cultivo de tabaco próxima à cidade de Lebanon, Tennesse - Estados Unidos. Lavradores que testemunharam o fenômeno disseram que ouviram um barulho forte no momento em que a chuva caiu, supostamente vinda de uma nuvem vermelha.

Em 9 de março de 1987, uma chuva de carne caiu próxima à casa de Allen Crouch, em Olympian Springs, Kentucky - Estados Unidos -, cobrindo cerca de 100 metros de diâmetro no chão. O céu estava perfeitmente limpo naquele dia, e Allen dise que a carne caía como grandes flocos de neve, em geral na forma de pedaços não muito grandes. Dois senhores que experiemntaram a carne disseram que ela parecia ser de carneiro ou veado.


Outros Casos

Em 1881, em Worcester, Inglaterra, choveram toneladas de caranguejos ermitões e outros moluscos.

Em novembro de 1996, depois de uma noite de violenta de tempestade, uma cidade no sul da Tasmânia amanheceu completamente coberta com uma estranha geléia, muito branca, clara, depositada nas ruas e jardins. A substância parecia ser uma mistura composta de ovas de peixe.

Entre 1982 e 1986 choveu milho em Evans, Colorado - Estados Unidos, chegando a quantidade de toneladas. Curiosamente, não existem campos de milho na região, que poderiam ter alguma relação com o evento.

Em maio de 2004, em Jupiter Beach, Flórida - Estados Unidos, a chuva foi de estranhos insetos grandes, dotados de quatro patas, com o corpo semelhante ao das cigarras, porém nunca vistos antes em qualquer lugar do planeta.


Agora fico pensando: será que a expressão "chover canivete" teria surgido após algum fenômeno bizarro como os descritos acima?

Sites consultados: http://sofadasala.vilabol.uol.com.br/noticia/15012007.htm
http://fikdik1.blogspot.com/2010/04/as-10-mais-estranhas-chuvas-da-historia.html
http://www.brasilescola.com/curiosidades/chuva-de-animais.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário