segunda-feira, 17 de maio de 2010

Pedras que se movem sozinhas

Já imaginou isso? Pedras enormes que se movem sozinhas?
Esse é um mistério que há muito tempo intriga os cientistas, e acontece principalmente em um lago seco chamado Racetrack Playa, no Vale da Morte, uma árida depressão localizada ao norte do Deserto de Mojave, nos Estados Unidos.
Pelo lago todo é possível encontrar pedras com mais de 300 Kg, que se movem e deixam rastros, evidenciando o local a partir do qual começaram a se mover. Alguns rastros chegam a ter quilômetros de comprimento.
Esses rastros variam em extensão e direção. Alguns mostram linhas quase que retas ou com curvas suaves, outros têm ângulos abruptos e irregulares. A direção predominante do movimento das pedras é sul/sudeste - norte/nordeste.
Entre as teorias que tentam explicar o fenômeno, estão o tectonismo (terremotos), anomalias magnéticas, correntes de água e inundações, formação de gelo em torno das pedras, e interferência humana. Mas por causa da direção em que as rochas se movem, a teoria mais aceita é a de que o vento seja o responsável por esse deslocamento, já que o mesmo sopra predominantemente nas duas direções nas quais as rochas se movimentam. Mas fica a pergunta: seria possível o vento ter força suficiente para mover pedras tão grandes? O mistério continua...











Fonte das imagens: http://planetoddity.com/the-mysterious-sailing-stones-of-death-valley/

Nenhum comentário:

Postar um comentário